quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Em 2008...

Em Abril, fui convidado para ministrar aulas de Natação para uma turma de 1º estágio da Escola "Nadar", o Núcleo Aquático Diaulas Abreu.
As aulas iam muito bem, os alunos estavam com uma boa base, já sabiam "se virar" na água. Uns chegavam, outros saíam...

Garantida a confiança da Diretoria da Escola, surge mais um convite, em meados de Maio: duas turmas de 1º a 4º estágios, adultos! A coisa começava a ficar boa!
Creio que todo ex-atleta, profissional formado em Educação Física, e apaixonado por Treinamento Esportivo, quer ter em mãos uns alunos como estes! Adultos, de várias idades... Homens e mulheres...
Um público ótimo de trabalhar! E deu trabalho!!!

Foram uns 4 meses pegando pesado em educativos para os vários estilos de nado... O pessoal nadava, mas não nadava da melhor forma, tecnicamente falando...
Os desafios vieram aos montes... Desconstruir, reconstruir e construir! Teve de tudo!!
Aulas específicas para treinamento de força nos braços, nas pernas... Aprendizado e aperfeiçoamento dos nados, principalmente Borboleta e Peito... Aulas de longas distâncias nadadas... Pirâmides... Workshops e Salvamento Aquático... Progressivos e Regressivos... Tiros e Testes... Viradas e Saídas!
Muita informação em pouco tempo! Muito a ser assimilado!! E daí surgiu a questão "como não desmotivar os alunos?"...
Simples, muito simples! As tradicionais aulas recreativas das Sextas-feiras: brincadeiras aos montes, revezamentos! E, também aos montes, as risadas... As duas turmas se fundiram em uma! Foi uma boa forma de alcançar os objetivos traçados, desenvolvendo, também, a sociabilidade!

No final disso tudo, uma ótima técnica de nado, e uma melhora imensa no condicionamento físico aeróbio, foram os resultados de todo esse trabalho em 2008. E não para por aí... São muitos kilos a menos, e muitos sorrisos a mais!! De 800 a 1000m para 1500, 1700m... Nos mesmos 40min de aula! De, no máximo, 100m nadando sem parar, para 650m nadados sem intervalo...

Conhecimento da área, e uma boa forma de lidar com o público! Didática! Companheirismo e amizade... Não é difícil, e é prazeroso ser Professor!

8 comentários:

  1. Boa "Tio Peixinho"!

    E sempre bom ler sobre o esporte sendo ministrado com competência e sabedoria. As evoluções são nítidas!

    Pena o Brasil não valorizar o esporte olímpico como deveria. Falando no mesmo, segue um bom tema para o próximo post!

    Um Abraço, Leo Baresi.

    ResponderExcluir
  2. Own!
    Que bunitiinhoo tio peixinhooo *.*

    Adoreeei!

    Te desejo muitos outros momentos de inspiraçao como este pra escrever!

    é nozes nos brog presentinhoo!

    Beejo! Déborah Vieira.

    ResponderExcluir
  3. Caracaaaaa!!! escrevi um coment[ario gigante e sumiu!!!!!!! pqp

    ResponderExcluir
  4. Bem vou tentar mais uma vez:

    Apenas por não me conhecer direito vc pode pensar que não me interesso por esses assuntos. Também sou professora. Não leciono desde 2006, pois não tive como conciliar tantas atividades. E também nado as terças e quintas numa turma de adultos que tem uma aluna de 10 anos (????).
    Acho que o trabalho de quem leciona e despertar o interesse de alguém para algo novo e com isso tornar quem aprende um ser crítico e pensante, preparado e motivado para superar desafios sejam eles quais forem. (falei bonito agora!!!!) . É um trabalho lindo e de muita responsabilidade.
    Admiro e acredito na qualidade do seu trabalho, pois é visível o amor que vc dedica a ele. Desejo que vc se conserve assim e que as mazelas da educação no Brasil (bolsa escola, aprovação automática, etc) não corrompam seus ideais.
    Boa sorte!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É meu amigo pegou logo! Está todo mundo ávido para te "ouvir" contar histórias, estórias e ensinar cada vez mais a gente nadar!!!

    ResponderExcluir
  6. Grande "Tio Peixinho!". Parabéns pela iniciativa. Que venham muitos textos, pirâmides, artigos, workshops e salvamento aquático, progressivos e regressivos, debates, tiros e testes, vídeos, viradas e saídas pela frente!! Estaremos aqui na expectativa de "Muita informação em pouco tempo". rs

    Você mesmo criou o slogan do blog, "Tio Peixinho, Muita informação em pouco tempo”.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Tio, quando a gente vai fazer uma faculdade e comenta com alguém que é uma licenciatura, logo recebemos um olhar pasmo e a resposta fatal: "Mas você quer ser professor?" Queremos sim! Temos ideais e vamos concretizá-los. A gente pode, sim, melhor o mundo. Com afeto, Elodia

    ResponderExcluir
  8. Toda a motivação que eu carrego hoje, vivendo os meus queridos 16 anos de idade, são fruto de uma excelente edcação (sem falsa modéstia). Há de ser dito que a tal "excelente educação" não foi fruto de serviços bem pagos, como escolas particulares, cursinhos, enfim. Sempre estudei em escolas públicas eão tenho do que me queixar, mas a questão é que sou o que sou hoje por inteira responsabilidades dos mestres que tive. Nem sempre os melhores professores, mas sempre tenando superar, inovar, e, principalmente, se aproximar dos alunos. Isso fez toda a diferença, com certeza. Posso dizer realmente que fiz amigos de verdade dentro do corpo docente com que convivi... Que o anos venham ! Jamais esquecerei destes momentos, destas pessoas maravilhosas e, claro, do que me tornaram!
    É por causa de pessoas como você que o mundo ainda pode ser um lugar melhor. Continue a inspirar o que há de melhor nas pessoas, Fernando. Boa sorte na caminhada...

    ResponderExcluir